O maior estudo genético de pelagem preta & branca do Brasil

Know-How

Know-how
(Dr. Carlos França Rangel)

Médico, empresário, criador de Paint Horses e estudioso de Genética Equina, o Dr. Carlos Rangel é um apaixonado pelo campo e pelos cavalos que desenvolve no Haras Vila Colonial, propriedade rural que pertenceu à sua família desde sua infância.

Nascido na capital de São Paulo, o Dr. Carlos Rangel passava suas férias de infância na pequena e bucólica cidade de Analândia, sempre em torno de cavalos. Já adulto, sua vocação de médico o trouxe de volta a São Paulo, onde mora e exerce sua profissão como cirurgião de olhos em seu próprio hospital, aberto a toda classe médica.

A paixão pelos Paint Horses veio de uma de suas viagens aos EUA para congresso médico quando, em Chicago, conheceu a raça num haras em meio à neve. Uma égua tobiana preta e branca particularmente lhe chamou atenção. Esta conjunção de cores e formas que ele nunca vira antes o arrebataram.

Alguns anos depois, o Dr. Carlos Rangel finalmente pôde criar seus próprios animais, e, então, a busca da materialização e multiplicação daquela imagem equestre que nunca saíra da sua mente foi inevitável. Dedicando-se cada vez mais ao estudo da genética equina, o Dr. Carlos Rangel inaugurou o Haras Vila Colonial, que possui o maior estudo genético de pelagem preta e branca do Brasil.

Dada sua dedicação ao tema, o Dr. Carlos Rangel escreve artigos sobre Genética Equina Aplicada na revista Paint Horse Magazine, publicação oficial da ABCPaint.